sábado, 9 de junho de 2012

Filmes


Filmes
Utiliza o recurso de filmes em sala de aula é uma ótima estratégia para os professores, tendo resultados positivos com os alunos, temas atuais, fatos históricos, drogas, saúde, sustentabilidade, responsabilidades social e outros problemas que envolvem seu meio. Com este recurso o professor pode fazer uma aula prazerosa e construtiva ajudando a transformar a forma de pensamento dos alunos, levando-os a serem cidadãos críticos e participativos, visando um mundo melhor.

Filmes para trabalhar em sala com as crianças
Sinopse
A era do gelo
Quem acha que há 20 mil anos, quando o planeta vivia na era do gelo, tudo era frio e sem graça, está muito enganado. Bem frio era mesmo, mas sem graça jamais. Sid, uma falante e engraçada preguiça, Manfred um mamute ranzinza e Diego um furioso tigre dente-de-sabre embarcam em uma aventura diferente e pra lá de hilária. Eles ficam incumbidos de devolver um bebê humano perdido para sua tribo. Será que esses animais tão diferentes vão conseguir se dar bem? Além deles, quem rouba a cena é um pequeno esquilo neurótico que passa o filme todo tentando proteger sua noz. O personagem foi criado pelo brasileiro Carlos Saldanha, co-diretor do filme. Essa edição é cheia de especiais como cenas excluídas, curtas metragens, making of e muito mais. Uma aventura da pré-história.


Meu malvado favorito
Em Meu Malvado Favorito, o mal-encarado Gru já foi considerado o vilão mais temido do mundo, mas teve seu status abalado pelo novato Victor. Determinado a recuperar o título, Gru planeja executar um crime jamais visto pela humanidade: o roubo da Lua.
Auxiliado pelo exército dos atrapalhados Minions, pequenas criaturas amarelas e simpáticas, e armado com um lançador de raios encolhedores, ele só precisa ir até a Lua, transformá-la numa pequena esfera e trazê-la para a Terra.
Mas o que Gru não esperava era que três garotinhas órfãs pudessem mudar o rumo de seu maligno plano. Margo, Edith e Agnes veem nele a figura de um pai em potencial, sendo capazes de amolecer o coração do vilão e deixá-lo em um dilema: realizar o roubo da Lua ou assistir à apresentação de balé e ficar com as crianças? 


Shrek
Sinopse: Era uma vez um pântano muito distante onde vivia um ogro carrancudo chamado Shrek. De repente, sua preciosa solidão é abalada pela invasão de irritantes personagens dos contos de fadas. Há ratos cegos em sua comida, uma lobo grande e mau na sua cama, três porquinhos sem-teto e muito mais, todos expulsos de seu reino pelo terrível Lorde Farquaad. Determinado a salvar seus lares — principalmente o seu —, Shrek faz um acordo com Farquaad e parte em sua viagem para salvar a bela princesa Fiona, a futura noiva do lorde. E quem o acompanha nessa missão é o Burro, disposto a fazer de tudo por Shrek… menos parar de falar. Salvar a princesa de um dragão que cospe fogo é o menor dos problemas que eles terão de enfrentar quando o segredo que Fiona guarda há tanto tempo for revelado.



Filmes para professores

Escritores da Liberdade
Hilary Swank, duaz vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.


Nenhum a menos
Quando o professor da escola primária de Shuiquan tem de se ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia, Tian, apenas consegue encontrar uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi, para o substituir. O professor Gao adverte-a para que não permita que mais alunos abandonem a escola, garantindo-lhe o pagamento de 50 yuan e mais um pequeno extra se for bem sucedida. Minzhi, pouco mais velha que alguns dos seus alunos (do 1º ao 4º ano, na mesma classe), pouco mais pode fazer do que escrever texto no quadro e ensinar uma ou outra canção. Mal a jovem professora se estreia, uma pequena aluna é convidada a ingressar numa escola de desporto e, quase de imediato, Huike, um dos miúdos mais difíceis de controlar nas aulas, é obrigado a ir trabalhar para a cidade, pois vive só com a mãe, que está doente e imersa em dívidas. Minzhi recusa-se a perder outro aluno. Adaptado por Shi Shiangsheng do seu livro.


Pro dia nascer feliz
Definido pelo próprio diretor como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas", Pro Dia Nascer Feliz flagra o dia-a-dia e adentra a subjetividade de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com seqüências de observação do ambiente das escolas - meio, por sinal, bem pouco freqüentado pelo documentário. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos "difíceis") e momentos de relativa intimidade pessoal.


Como toda estrela no céu toda criança é especial
Um filme único, onde todos os sentimentos se sobrepõem, todas as partes retratam na experiência de vida daquele professor de educação especial e daquele menino Ishaan Awashi. Este filme mostra outra forma de ver o mundo, me faz pensar no que acredito e se a a minha maneira de agir é mais correta.
No início do filme quando os professores insistiam que Ishaan Awashi não queria aprender por não querer estudar, e nem se querer se preocupavam pelo motivo que o levava a ter um aproveitamento insatisfatório, fez-me pensar com tristeza que nos dias de hoje ainda existem professores que agem de maneira incompreensível com seus alunos.
Esse filme deve ser visto por todos os educadores/professores para repensarem a sua maneira de ser (professor/educador) e o modo como olham para cada criança. Todas são diferentes, todas têm diferentes necessidades que devem ser tratadas com carinho e dedicação, mas todas elas são especiais.
Cada vez mais os professores de hoje devem estar mais alerta para todos os sinais que as crianças mostram em relação à aprendizagem. Uma criança deve ser tratada com carinho e ser levada ao aproveitamento de forma motivadora, como o professor Nikumbh fez a Ishaan, foi ao encontro dos seus interesses e desse ponto de partida abriu novos horizontes e outra forma de fazer ver a sua vida sem ser a da crueldade a que estava habituado.





Feira de Ciências


Feira de Ciências sobre água

Objetivos
- Reconhecer características da água.
- Associar o uso da água a algumas de suas características.
- Perceber a interferência do homem no meio ambiente.

Conteúdos
- Características e propriedades da água.
- Distribuição da água no planeta.
- Utilização da água pelo homem.

Anos
3º ao 5º.

Tempo estimado
Dois meses.

Material necessário
Água, copo de papel, folha de papel, vela, fósforo, recipiente plástico, giz, suco em pó ou corante, garrafa PET, açúcar, sal e detergente.

Flexibilização

Para trabalhar esta sequência com alunos com deficiência auditiva (com compreensão inicial de Libras e em processo de alfabetização), na primeira etapa, oriente-os individualmente, explicando em detalhes como será cada etapa da atividade. Ao falar para o grupo, dirija-se ao aluno com deficiência e estimule sua leitura orofacial. Na segunda etapa, amplie o repertório do aluno sobre o tema, encaminhando leituras e atividades junto ao AEE ou como lição de casa. 

Na terceira etapa, estimule a participação do aluno com deficiência fazendo perguntas dirigidas apenas a ele e peça que socialize suas ideias com o grupo. Na avaliação, combine antecipadamente com o aluno como será sua participação na Feira de Ciências. Caso sua comunicação com o público seja limitada, ele pode se sentir mais representado pelos registros em cartazes ou vídeos feitos com o grupo. 


Desenvolvimento 

1ª etapa

Informe aos alunos que eles farão um trabalho para ser apresentado numa feira de Ciências sobre o tema "Água". Divida a turma em grupos com, no máximo, cinco integrantes, e avise que todos estudarão vários aspectos ligados ao assunto. É importante lembrá-los de que o evento será investigativo. Caberá aos estudantes envolvidos no projeto, portanto, fazer a mediação com os visitantes da feira durante o processo de construção de alguns conhecimentos.


2ª etapa

Para dar início à preparação da feira, deixe que os alunos observem você colocar um pedaço de papel na chama de uma vela para que ele pegue fogo. Em seguida, trabalhe as seguintes questões: 1) Por que, ao ser posto no fogo por alguns instantes, um copo de papel com água não pega fogo? A água do copo esquenta? Você pode fazer uma demonstração dobrando uma folha de papel em forma de cone e colocando dentro dele um pouco de água. Depois, aproxime-o da chama da vela. As crianças perceberão que, dessa vez, o papel não pega fogo, pois a água é capaz de absorver a maior parte do calor. Peça sugestões de outros casos em que a capacidade térmica da água seja evidenciada. Exemplo: quando entramos no mar ou em uma piscina à noite e sentimos que a água está quente (essa sensação se deve justamente ao fato de a água ter passado o dia inteiro absorvendo calor); 2) Por que a água é considerada um solvente universal? Os estudantes podem fazer misturas de água com sal, açúcar e detergente para notar que todas essas substâncias se dissolvem; 3) Por que, quando molhamos a barra da calça na chuva, ela acaba ficando úmida até quase a altura dos joelhos? Para explicar esse fenômeno, chamado capilaridade, proponha experimentos como os seguintes: em um recipiente, coloque um pouco de água e adicione corante ou suco em pó. Depois, peça que os alunos mergulhem a ponta de um giz branco no líquido. Eles verão que a parte colorida "subirá" além do ponto em que o giz foi mergulhado. O mesmo pode ser observado ao mergulhar em um recipiente a ponta de uma toalha de banho; 4) Por que alguns insetos são capazes de "andar" na superfície da água? Esse é o gancho para abordar outra propriedade importante da água: a tensão superficial. Faça uma investigação sobre o tema com a turma; 5) A água disponível na natureza vai acabar um dia? Para discutir o assunto, leve para a sala uma garrafa PET e monte um modelo de escala da água do planeta. Se toda ela coubesse numa garrafa de 2 litros, quanto desse total seria doce? Resposta: apenas três ou quatro colheres de sopa. Quanto dessa água doce está em forma líquida e disponível para consumo? Resposta: aproximadamente três gotas. Durante a atividade, faça perguntas sobre a utilização desse recurso natural pelo homem e as possíveis consequências do uso inconsciente.

3ª etapa 

É hora de a garotada elaborar a problematização que será desenvolvida junto aos visitantes da feira de Ciências. Explique que ela deve estar relacionada aos seguintes conteúdos: 1) Características e propriedades da água; 2) Distribuição da água no planeta; 3) Utilização da água pelo homem. Garanta que, durante as aulas, os estudantes tenham contato com esses conteúdos. É fundamental que eles pesquisem, façam experimentos e escrevam sobre os três temas.

4ª etapa

Explique à turma que a feira de Ciências que vocês pretendem organizar só será investigativa se os visitantes participarem das atividades. Dê alguns exemplos de como isso pode ser conseguido. Uma estratégia é propor aos estudantes que trabalhem em grupo para solucionar um problema, deixando claro que os questionamentos apresentados por você durante as aulas de preparação para a feira podem ser repetidos com os visitantes. Avise que você estará por perto o tempo todo para ajudar. Produto final Feira de Ciências.

Avaliação
Avalie a participação de cada aluno e verifique se os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Uma breve apresentação do trabalho em sala de aula, antes da feira, pode ser um bom momento de avaliação.


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Reportagem


Referências Bibliográficas:
MEIRELLES, Elisa. Giz, pano e mão à obra em Minas Gerais.Nova Escola, São Paulo, n. 253, p. 79, junho/julho. 2012.

Sarau


Sarau infantil

Objetivos 
- Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma.
- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal.

Conteúdo 
- Comunicação oral.

Anos
1  ano do ensino fundamental.

Tempo estimado
Dois meses. 

Material necessário 
- Filmadora
- Caixa de papelão
- Aparelho de som
- CD A Arca de Noé - Vols. 1 e 2 
Livros
- A Arca de Noé (Vinicius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, 46,50 reais)
- Poemas Desengonçados (Ricardo Azevedo, 56 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 26,90 reais)
- Mais Respeito, Eu Sou Criança (Pedro Bandeira, 80 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 29,50 reais)

Flexibilização 

Para ampliar a capacidade de comunicação e expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras, posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem o educador, os colegas e o intérprete. É importante que todos falem, um de cada vez, para facilitar a compreensão. Apresente os autores por meio de fotos e estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece. Você também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor. Explique a todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia. Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do intérprete quando este estiver declamando. Proponha que a criança leve um bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada aos colegas. Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros utilizados no projeto. Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto com dois ou três colegas. Convidar um surdo adulto para declamar na sala em libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa. Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num segundo momento retome o vídeo para que juntos possam ver o que precisa ser melhorado. No dia do sarau, é interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a plateia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convide-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los. 

2ª etapa 

Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.

3ª etapa

Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos para o projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. Use a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os livros e o CD. 

4ª etapa

Leia a poesia Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos.

5ª etapa

Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também.
 

6ª etapa 

É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento


7ª etapa

Ensaie com a turma os poemas. Filme novamente e exponha as imagens para que todos possam se aperfeiçoar. 


Produto final 

Sarau infantil. 


Avaliação 

Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.

Mensagens



Tudo que eu devia saber 
aprendi no Jardim de Infância
Robert Fulghum

A maioria das coisas que eu realmente precisava aprender sobre como viver, fazer e ser, eu aprendi no Jardim de Infância.

Sapiência não se encontrava no topo da montanha das escolas de pós-graduação, mas no pátio do jardim.

Essas são as coisas que aprendi: compartilhar todas as coisas; “jogue limpo” e não bata nos colegas. Não pegue nada que não seja seu; limpe a bagunça que você fez. Coloque tudo de volta nos seus lugares. Peça desculpas quando você magoar alguém. Sempre dê a descarga e lave as mãos, sobretudo, antes das refeições. Viva uma vida equilibrada: além de trabalhar, desenhe, pinte, cante e dance um pouco todos os dias. Lembre-se também de que leite frio e biscoitos fresquinhos podem ser bons para você.

Tire uma soneca à tarde e, quando sair às ruas, cuidado com o trânsito, dêem as mãos e permaneçam juntos. Cultive a imaginação. Lembre-se da semente de feijão que a professora colocava no vaso de água. As raízes cresciam para baixo e as folhas para cima e ninguém sabia explicar por quê. Nós somos parecidos. Os peixinhos do aquário, os passarinhos da gaiola, as sementes do feijão, todos morrem também.

Recorde-se do grande e melhor conselho da época: Olhe! Olhe ao seu redor! Tudo o que você precisa saber está aí a sua volta. As regras de ouro: paz, amor, ecologia e uma vida saudável.

Imagine como o mundo seria melhor se todos tivessem um lanchinho com leite e biscoitos às 3 da tarde e, em seguida tirassem uma soneca. Imagine se fosse política nacional que todos os cidadãos tivessem que limpar a sua própria bagunça e colocar as coisas de volta em seus lugares. Imagine se todos dessem as mãos e permanecessem juntos.

Adaptado e traduzido por Paulo R. Motta

Fonte: Tudo que Eu Devia Saber Aprendi no Jardim de infância - Robert Fulghum – ed. Best Seller (ISBN 8571239045)
Dr.Robert Fulghum: Escritor americano, cujos livros estão traduzidos em 27 línguas. É filósofo, teólogo, dedica-se às Artes e é professor numa universidade americana.


projetos

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aula Fora


Educador do 1º ao 5º ano
• 4/6/2012 - AULA - FORA DO AMBIENTE ESCOLAR

AULA-FORA

Idéias para trabalhar aula fora com as series do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental:


Aula Fora  

            Aula lá fora é uma série de tv com 15 programas de 30 minutos cada e tem como objetivo a formação continuada de professores da educação infantil, do ensino médio e educação de adultos, com ênfase em aulas-passeio, atividades extra-classe e no estudo de meio.
            Os programas se aprofundam na pedagogia atual, procurando explorar o afeto, a expressão, a autoria e a comunicação das crianças, observando como isso acontecem nas atividades feitas com a classe fora da sala de aula.

Os programas Aula lá fora foram exibidos pelas TVs:

            O programas da série Aula lá fora são exibidos pela TV Escola (veja a grade de programação) httphttp://portal.mec.gov.br/tvescola e os episódios estão disponíveis para download em www.dominiopublico.gov.br
Cada programa documenta uma sala de aula de uma escola da rede pública municipal de Santo André, na região do ABC, em São Paulo, e seguem uma estrutura básica: primeiro, o educador define e planeja com seus alunos os conteúdos que serão desenvolvidos na aula passeio.
            Depois, cada turma tem uma "Aula lá fora" diferente: a Pinacoteca, a redação de um jornal, o parque, a usina de reciclagem, a gráfica, a feira do bairro, o posto de saúde, enfim, são 15 Aulas lá fora ao longo da série e nelas as crianças usam várias formas de registros, inclusive uma câmera de vídeo e duas câmeras fotográficas disponibilizadas pela produção da série.
            Na volta à escola, os alunos consolidam, num trabalho coletivo, o que viram e aprenderam durante as atividades.
            Dois apresentadores se revezam indicando os pontos pertinentes que devem ser observados durante as aulas documentadas. Consultores em campo observam o trabalho e propõem encaminhamentos para que as atividades práticas avancem no sentido de uma ação mais viva, na qual os alunos relacionam o que vivenciam nas aulas lá fora com suas vidas. E os próprios professores comentam como suas turmas desenvolveram os trabalhos antes, durante e depois da "Aula lá fora".
            A série Aula lá fora fornece recursos para enriquecer as ações planejadas pelos professores, estimula a interdisciplinaridade e tira os alunos do ambiente fechado da sala de aula, mostrando que uma Aula lá fora é um espaço privilegiado para a formação de conhecimentos e para a elaboração de conceitos.



                                 
Segue algumas dicas para se trabalhar fora de sala com crianças do 1º ao 5° ano do Ensino Fundamental:
  • Visita ao “DETRAN”, para conhecer os programas e campanhas de educação de trânsito, com a finalidade de uma conscientização para um transito mais seguro;
  • Teatro e Museus para trabalhar com o lado lúdico das crianças;
  • Jardim Zoológico para propiciar o contato com o conteúdo aprendido nas aulas de ciências.      


Artes

Referências Bibliográficas:

GARCIA, Jaqueline. Simetria Lúdica. Guia Pratico para Professores de Ensino Fundamental, São Paulo, n. 85, p. 22-23, maio. 2010.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Planos de aula de matematica para series iniciais


Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAGzXaVyH3i_-QRAuQO_X5LqVklONk3w-_rR5fuEVZF73uZ5BXv4Y2iPv3r7inJcHTJp3NA_wZyP_qFhT0t7H1R7NUJTc6bmZDgL1hu-sdDwB_24T8FmiVdvdN7aQtV7Wu0_XK2IKO38k/s1600/FIGURAS_MAESTRA_INFANTIL_1+3.jpgPLANEJAMENTO DE AULA
                                                                                                                                  
DISCIPLINA: Matemática
ETAPA DE ENSINO: 1° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 1° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 28 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: A turma é bem inquieta, a conversa paralela é persistente e precisa da intervenção do professor.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA: Jogo de imagens.
JUSTIFICATIVA: Utilizar a contagem oral e relacionar número-quantidade.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Matemática
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Ter noção de quantidade; reconhecer números; saber utilizar a contagem oral e fazer adições entre quantidades apresentadas.
CONTEÚDO: Números e quantidades.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: Para iniciar a aula, é preciso lembrar a turma que devem ter muita atenção e raciocínio. Explicar que todos gostarão da aula e dizer que irão brincar com o jogo das imagens. Entregar algumas imagens para os alunos, que irão contar a quantidade de objetos encontrados em cada imagem. Também deverão registrar a resposta na fola sulfite, que poderá ser colada no caderno.
1° Imagem – Sala com 15 alunos
Perguntar quantos alunos tem na imagem.
2° Imagem – Pista com 09 veículos
Perguntar quantos veículos tem na imagem.
3° Imagem- Árvore com 11 maçãs.
Perguntar quantas maças tem na árvore.
4° Imagem – Alguns brinquedos espalhados o chão.
Perguntar a quantidade de brinquedos.
Depois aplicar uma atividade onde eles continuarão identificando as quantidades nas figuras e escrevendo ao lado delas. Para finalizar pedir para que eles contem oralmente.
RECURSOS: Folhas sulfite, lápis, borracha, tesoura e imagens impressas.
AVALIAÇÃO: Se dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com





PLANEJAMENTO DE AULA

                                                                                                                                  
DISCIPLINA: Matemática 
ETAPA DE ENSINO: 2° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 2° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 25 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: A turma é bem ativa, espontânea, a maioria são filhos de pais graduados e atendem bem a expectativa da professora.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA: Composição e reprodução de figuras geométricas.
JUSTIFICATIVA: Conhecer as formas geométricas.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Matemática
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Diferenciar, compreender e conhecer características de figuras: formas, lados retos e curvos, etc.
CONTEÚDO: Formas geométricas.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: Primeiramente relatar aos alunos que eles irão trabalhar com formas geométricas em recorte de EVA, com seus respectivos nomes, pedir aos alunos para relatar a diferença entre elas, e o que lembra cada uma delas, depois passar na mão das crianças as formas geométricas ( circulo, triângulo, retângulo, etc.) em madeira, trabalhando com o material concreto a fim de fixar sua características.
Em seguida entregar para eles folhas brancas A4, cola, tesoura, lápis e pedacinhos de recorte em MDF (com variadas formas geométricas), e pedir para eles formarem figuras, desenhos, paisagens. Feito isso cada um apresentará seu trabalho e relatará as formas geométricas que foram utilizadas em seu trabalho.
Reunir novamente a turma e pedir para eles encontrarem no interior da sala objetos que tenham formas geométricas já trabalhadas e pedir para que escrevam o nome do objeto e a forma encontrada ao lado.
Ex: Quadro de giz- retângulo.
RECURSOS: Recortes em EVA coloridos, peças em madeira (triângulo, círculos...), folhas A4, cola, tesoura e lápis.
AVALIAÇÃO: Se dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com



Plano de aula
Público alvo: Anos iniciais do Ensino Fundamental
Série/ ano da turma: 3° Ano/2° série
N° de alunos:
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 4 h/A
Perfil da classe: É uma turma tranquila, aparentemente sem problemas de comportamento.
Tema da aula: Vamos multiplicar
Justificativa:
A multiplicação é uma operação que aparece na situação em que temos que combinar alguns eventos que são produzidos pela natureza ou pelo homem. Nesses dois campos, podemos calcular o número dessas combinações usando a multiplicação como recurso, por isso é bastante importante dominarmos bem esta área para que consigamos desempenhar bem cálculos do nosso dia a dia e proporcionar e despertar ao aluno a capacidade de resolver as propriedades de multiplicação em situações concretas.
Disciplina vinculada ao tema: Matemática
Objetivos pretendidos:
·         Desenvolver o sentido da multiplicação simples

·         Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto. 

·         Aplicar e resolver as propriedades da multiplicação. 
Conteúdo: Multiplicação
Situação didática:
A aula se iniciará com a introdução do tema “multiplicação”, o que é, quais as formas de multiplicar e o que são fatores e produtos, dando alguns exemplos utilizando o quadro com os seguintes problemas:
Encontre os resultados:

a) 2 vezes 6 palitos, são  palitos  
2 x 6 =
 


b) 3 vezes 2 flores, são  flores. 

3 x 2 =
 

c) 2 vezes 4 triângulos, são  triângulos  
2 x 4 =
 

d)2 vezes 4 bolas são  bolas  
2 x 4 = 

Mostre como fazer usando objetos ou figuras para que fixe melhor como se funciona a multiplicação.Logo em seguida passe essa atividade no quadro explique como fazer e deixe que façam sozinhos.
 3x 5 = Descrição: http://www.iped.com.br/sie/uploads/6939.jpg  5
Que algarismo devemos colocar no lugar da Descrição: http://www.iped.com.br/sie/uploads/6939.jpg para que a conta fique correta?  

5) Siga o modelo:
2 + 2+ 2
  2x = 6
a) 5 + 5  
 5 x  =  
b) 2 + 2 + 2 +2 +2 + 2 + 2  
 2 x  =
c) 3 + 3 + 3 
 3 x  =
d) 4+ 4+ 4 +4 
→ 4 x  =
d) 5+5+5+5 =

Após o lanche  e o recreio finalizar a atividade do quadro e fazer a correção.
 Para finalizar, entregar a eles uma folha com um dominó-tabuada para eles jogarem.

Recursos: quadro, giz, carderno, jogo dominó-tabuada
Cronograma:  07h30min ás 07h40min – Chegada e acomodação da turma.
07h50min ás 09h30min – Introdução do tema multiplicação e exemplos utilizando o quadro e objetos.
09h30min às 10h00min Lanche
10h00min às 10h30min Recreio
10h30min às 11h10min – Atividade de multiplicar.
11h10min às 11h30min- Correção da atividade no quadro.
11h30min as 12h00min – Entrega do jogo dominó- tabuada e finalização da aula.
Avaliação: A avaliação será por meio de resolução de exercícios em sala de aula, bem como através de sua participação durante a aula.
Referências bibliográficas:
MEDEIROS, Celme Farias.
Nova aquarela do saber: livro integrado. 4° ano. Editora Brasil.
SHEIDMANDEL, Alberto Nilo. Matemática. 3ª série.





Plano de aula
Público alvo: Anos iniciais do Ensino Fundamental 
Série/ ano da turma: 5°ano/ 4° serie
N° de alunos: 28
Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 4 horas
Perfil da classe: É uma turma tranquila, aparentemente sem problemas de comportamento.
Tema da aula: Medidas de comprimento
Justificativa:
Desde a Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles possuía suas próprias unidades-padrão.
Com o desenvolvimento do comércio ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com tantas medidas diferentes.
Era necessário que se adotasse um padrão de medida único para cada grandeza. 
Foi assim que, em 1791, época da Revolução francesa, um grupo de representantes de vários países reuniu-se para discutir a adoção de um sistema único de medidas. Surgia o sistema métrico decimal.
  
 Metro
A palavra metro vem do gegro métron e significa  "o que mede". Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro seria a décima milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador, no meridiano que passa por Paris. No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928.

Para medirmos comprimento, usamos como unidade o metro, que representamos pelo símbolo M (Lê-se metro).
Medidas maiores que o metro:
1000 m = 1km (quilometro)
100 m = 1hm  (hectômetro)
10 m = 1 dam ( decâmetro)

Medidas menores que o metro :
1 m = 10 dm (decímetro)
1m = 100cm (centímetro)
1m = 1000 mm (milímetro)



Disciplina vinculada ao tema: Matemática
Objetivos pretendidos:
·       Identificar as Unidades de Medidas de comprimento
·       Reconhecer os Múltiplos e Submúltiplos do metro. 
·      Aprender a utilizar as medidas de comprimento

Situação didática:
Iniciar a aula falando sobre as unidades de comprimento sobre unidade padrão de medidas de comprimento, o “metro”, e de seus múltiplos e submúltiplos mais conhecidos, o quilometro, o centímetro e o milímetro, utilizar o quadro na explicação. Falar sobre os submúltiplos usando uma fita métrica.
Em seguida pedir aos alunos que meçam objetos pequenos como o estojo ou caderno e perguntar qual unidade de medida é mais conveniente para essas medições (espera-se que os alunos citem o centímetro). Na régua será possível mostrar que um centímetro equivale a uma centésima parte do metro e consequentemente, o milímetro que é igual a uma décima parte do centímetro corresponde a uma milésima parte do metro.
Logo após a explicação entregar as seguintes atividades:

   1- Escreva usando os símbolos:
a)      Quatro metros________________
b)     Vinte quilômetros______________
c)      Cinco decímetros______________
d)     Três centímetros _______________
e)      Sete milímetros _______________
f)       Um metro e doze centímetros _____________

2-Escreva com se lê
a)      3 m___________________________
b)     100 km_______________________
c)      10dm________________________
d)     5 cm_________________________
e)      9 mm________________________
f)       2cm e 4mm____________________          

3-Qual é a unidade de comprimento mais adequada para medir:
a)      O comprimento da sala de aula?__________________
b)     A distância entre cidades?_______________________
c)      O comprimento do lápis?_______________________
d)     A espessura da capa do livro?____________________
e)      O raio da terra?_______________________
f)       A altura de um poste?______________________

4-Circule a medida mais adequada:
a)     Comprimento de um ônibus: 10 cm 10 m 10 km
b)    Comprimento de uma caneta: 15 cm 15m 15 km
c)           Comprimento de um inseto: 3 cm   3 m   3 km
d)    Distância da Terra à Lua: 356 000 m 356 000 dm   356 000 km


5-Estime quantos centímetros tem seu palmo:
Depois, meça-o com uma régua:________________
Qual foi a diferença entre a estimativa e a medida?.
6-Paulo saltou l metro e 50 centímetros.

a)          Quantos centímetros ele saltou?
b)    Quanto a mais ele deveria saltar para atingir 2


7-Ana tem 120 centímetros de altura. Vânia é mais baixa que Vanessa. Marisa é mais alta que Vânia. Vânia é mais alta que Ana.
a)          Escreva em metros c centímetros a altura de
Ana:
b)    Quem é a mais baixa de todas?____
c) E possível dizer quem é a mais alta de todas?_____
8-Estime a largura e o comprimento, em milímetros, deste livro de matemática. Depois, meça-o com uma régua e compare sua estimativa com a medida real.
Estimativa                                         Medida
Comprimento:                                  Comprimento:
Largura:                                             Largura:

9-O que é maior:
a)375 metros ou 4 quilômetros?_______________
b)250 centímetros ou 24 metros?_______________ 

10-Samuel comprou 1metro de fio por 2,oo reais. Depois, voltou para buscar mais 75 centímetros. Quantos ele gastou ao todo?_________________________

11-Um adesivo para curativo mede cerca de 7,5 centímetros.
Quantos milímetros ele mede?_________________
12-Eli mediu uma tira de papel de 2,7 centímetros. Cleber cortou uma tira de 3,5 centímetros. Quantos milímetros a tira de Cleber tem a  mais que a de Eli?_________

 Recursos: quadro, giz, folhas, fita métrica, copia de atividades.
Cronograma:
07h30min ás 07h40min As crianças se organizam em filas e seguem para a sala.
07h50min ás 08h40min A aula se iniciará com a introdução do tema “medidas de comprimento”, com explicação no quadro.
08h40 ás 09h20min Entregar uma folha com atividades.
09h20min ás 09h50min Explicar sobre as atividades
09h50min às 10h20min Lanche
10h20min às 10h40min Recreio
10h40 as 11h20 Fazer correção com os alunos
11h20 as 11h40 Momento de tirar as duvidas sobre o conteúdo 
11h40 as 12h00min Encerramento

Avaliação: A avaliação será por meio de resolução de exercícios em sala de aula, bem como através de sua participação durante a aula.
Referências bibliográficas:
DANTE, Roberto Luiz.
Vivência / Construção Matemática volume 4.
Editora ática; São Paulo 2002.