O seguinte projeto tem como tema : Motivação, Metas e Foco.
Os professores que aqui trabalham têm licenciatura plena, o que acarreta facilidades da elaboração e execução
de atividades.
A formação profissional não se esgota na conquista de um certificado ou
diploma. A nova política educacional vigente na LDB 9394/96, estabelece a
educação continuada, permanente, como forma de atualização, especialização, e aperfeiçoamento
de jovens e adultos, auxiliando-os em seus conhecimentos tecnológicos
Problema:
O problema deverá ser
levantado a partir de uma lacuna ou situação que seja observada durante visita
à instituição e entrevista com o gestor da mesma, visando obter dados que
viabilizem a alocação de questionamento pertinente que possa demandar uma
necessidade de capacitação de docentes.
Ao visitarmos a
Escola Técnica de Ceilândia observamos que uma de suas problemáticas é a
motivação dos professores, com base nesta informação resolvemos desenvolver um
trabalho de busca desta motivação.
Apesar de
competentes, gastam tempo e energia para encontrar, no dia-a-dia, soluções para
uma série de problemas que costumam afligir a maior parte de seus
colaboradores, bem como o próprio clima e motivação das pessoas. Pensando nisso
resolvemos desenvolver algumas reflexões sobre a motivação do professor, pois a
grande maioria ingressa em uma escola para desenvolver aulas de sua disciplina
e pronto. Deixando de lado o trabalho em equipe e as possibilidades de um maior
crescimento, diferenciado e somado aos demais colaboradores.
E qual é o
problema das equipes, em uma escola então? O problema é que as pessoas
continuam sendo avaliadas e consideradas de maneira individual. Apesar de
reagimos de forma diferente, pensamos de forma diferente e talvez sejamos muito
diferentes. Temos que buscar uma soma, pois um trabalho em equipe é
indispensável, e a motivação pode vir por vários meios.
Objetivos
da capacitação:
O objetivo primordial e
colaborar de maneira efetiva para uma melhoria na qualidade de ensino da
instituição oferecendo as professores a oportunidade de capacitação
profissional proporcionando-lhes aptidão de enfrentar os desafios e as
adversidades encontradas no cotidiano.
Oportunizar aos professores da
instituição um enriquecimento na sua capacitação profissional, assim aumentando
sua auto-estima, motivação e habilidades de ensinar. Promover aos professores
da instituição, um incentivo profissional, proporcionando-lhes
capacidade de enfrentar os desafios e as adversidades encontradas
Justificativa:
Segundo Martins
(2008)a troca de experiências pode ser
uma ação simples e fácil para desenvolver educadores. P odemos melhorar os resultados se
investirmos mais nas orientações. Não basta selecionar os melhores é necessário
que os professores mantenham-se sempre atualizados. O interesse na prática
docente é comum aos sistemas de ensino seja na formação inicial ou formação na
continuada.
Segundo a mesma autora,
é preciso usar vários métodos para criar vínculos entre os docentes para
que as melhores estratégias sejam compartilhadas como: trabalhos em
grupos, debates, cursos variados, capacitações etc. As dificuldades se iniciam
com a superação das deficiências adquiridas na formação inicial. Não é
só o aluno que precisa de um bom professor para aprender. O educador também
necessita de bons formadores para fazer a diferença na sala de aula.
Observa-se que existe grande impacto na aprendizagem
quando há iniciativas de capacitação em serviço, isso costuma ser direto -
e rápido. Martins (2008) relata que “no Japão um dos países mais desenvolvidos
nesta área, a formação de serviços não acabe nunca: políticas públicas garantem
que os professores ganhem conhecimentos ate a aposentadoria.”
A autora propõe ainda que
se lance mão de outro estímulo: que são as atividades em equipe. Para ela é
mais fácil que os docentes elaborem, planejem e reflitam sobre seu planejamento
e material didático quando estão em grupo, ou seja, com seus pares, assim como
se sentirem à vontade para visitar a sala de aula dos colegas para observarem
seu trabalho.
Martins (2008) relata que:
Atualmente, diversos municípios brasileiros investem na formação em
serviço para melhorar a instrução dos professores (em alguns casos, até para
“substituir” a formação inicial). O problema é como isso tem sido feito.
"O currículo e o cronograma precisam ser discutidos com os participantes.
É necessário casar a teoria do curso com a prática em sala de aula para que a
formação seja realmente útil",
Há que se reconhecer que muitos têm uma fraca formação
inicial, outros, nem a têm, isso amplia cada vez mais as necessidades de qualificar
os profissionais.
Fundamentação teórica:
Fundamentação teórica:
Muito se tem falado sobre a
necessidade de atuar diretamente sobre a formação continuada dos docentes.
Certamente estes não são os únicos profissionais que estão nesta situação. A
formação continuada é mais que necessária, é condição imprescindível à
estabilidade e sucesso de qualquer profissional. Em se tratando de docentes da
educação profissional isso não seria diferente.
Assim, declara Boanafina e Soares (2011, p 4)
Autores como Kuenzer (2000) e Ramos (2001) destacam as grandes
contradições existentes na LDB que, em seu texto, ao conceber um caráter
de flexibilidade a educação profissional
estaria mantendo e fortalecendo as diferenças sociais, uma vez que a
qualificação profissional, o mínimo necessário para inserir uma pessoa no mundo
produtivo, reduziria os gastos do Poder Público frente a uma,
Observa-se atualmente uma
notória intenção do governo de incrementar os gastos com a educação
profissional ao que Kuenzer nos diz:
“(...) educação científico-tecnológica e sócio-histórica de qualidade
para todos, condição necessária para o exercício de uma cidadania que
compreende o direito universal de
participar da produção de bens materiais, culturais e políticos (...)”.
(KUENZER, 2000, p.94).
A preocupação do governo é cabível, porém sabe-se que
houve uma extrema despreocupação por parte das políticas educacionais em
realmente oferecer condições para que esta modalidade de ensino se
estabelecesse no país e pudesse atender de fato às necessidades e carências do
setor produtivo.
Para Boanafina e Soares (2011) o processo de formação
contínua contribui com elementos fundamentais para o incentivo e motivação dos
professores além de ter os objetivos organizacionais e profissionais a serem
alcançados, tais como:
o Aprender e praticar inovações no trabalho;
o Sentir avanço na carreira profissional;
o Sentir confiança na organização;
o Participar no desenvolvimento da visão e da estratégia da organização.
Ainda para Boanafina e Soares (2011, p 7)
A formação do trabalhador, por imposição da dinâmica do mundo produtivo,
no final do século XX passou a solicitar a educação no lugar da simples
qualificação, ou seja, o saber-fazer deixou de ser suficiente, sendo necessário
um conjunto de saberes envolvendo, além da aprendizagem de técnicas, o
desenvolvimento de comportamentos inter e intrapessoais.
O tempo demonstrou que os métodos de produção e de
serviços já não atendiam as necessidades do mercado e, produzir, requeria
modificar os serviços e torná-los mais eficientes, isso significaria então,
maior capacitação dos funcionários, o que necessitaria de maior
assimilação dos conhecimentos e dos
conteúdos para passar de uma simples
qualificação para saber fazer o que era necessário, envolvendo não só as pessoas,
mas as técnicas.
Segundo Deluiz (1996, p.18)
“O trabalho já não pode ser pensado a partir da perspectiva de um
determinado posto, mas de famílias de ocupações que exigem competências
semelhantes aos trabalhadores. Não se trata mais, portanto, de uma qualificação
formal/qualificação prescrita/qualificação do trabalhador para desenvolver
tarefas relacionadas a um posto de trabalho, definida pela empresa para
estabelecimento das grades salariais, ou pelos sistemas de formação para
certificação ou diplomação, onde as tarefas estavam descritas, codificadas e
podiam ser visualizadas, mas da qualificação real do trabalhador, compreendida
como um conjunto de competências e habilidades, saberes e conhecimentos, que
provêm de várias instâncias, tais como, da formação geral (conhecimento
científico), da formação profissional (conhecimento técnico) e da experiência
de trabalho e social (qualificações tácitas)”.
Esta nova realidade apresentou-se
como uma nova forma de relação entre educação e trabalho, isto é, há uma
relação direta, que mais que nunca tem que se mostrar eficiente, reduzindo as
desigualdades e articulando-se com as diversidades de um país que não só e
grande em extensão territorial, mas em nível populacional e que nunca teve
espaço para a aprendizagem, visto que é um país culturalmente despreparado.
Conteúdo:
Trabalho em equipe
Autoconhecimento
Liderança
Cidadania
Motivação
Desenvolvimento pessoal
Procedimentos
metodológicos:
O projeto será aplicado em
3 dias subdividido em vários momentos.
1º dia
1º Momento: Leitura da mensagem “Obra
de Arte”, de Roberto Shinyashiki, em slide.
Discussão e debate sobre a mensagem a partir de alguns questionamentos,
como:
● O que estamos fazendo com
as “ferramentas” que Deus nos deu?
● Que pessoa estamos
escolhendo ser?
'“Obra de Arte” de Roberto Shinyashiki'
2º Momento: 1ª atividade: Cada participante escreve o nome em um papel, junto com uma frase que defina o papel de líder. Cada participante se apresenta e socializa sua definição do que seja ser um líder.
3º Momento:
Dinâmica dos bichos: 1º
Escreva o nome de um animal que você gostaria de ser e que não voe, e por quê.
2º Escreva o nome de um
segundo animal que você gostaria de ser e que não voe, e por quê.
3º Escreva o nome de um
animal que você gostaria de ser e que voe, e por quê.
Resultado:
1º Animal: Como você se vê.
2º Animal: Como os outros
te vêem.
3º Animal: O que você
realmente é.
Socialização dos resultados
para o grupo. Abordagem de alguns questionamentos, como:
Você está contente com o
resultado? Está contente com o que você é? Você está sendo um líder de sua
própria vida ou está sendo liderado? Que imagem você está construindo de si
mesmo? Está sendo objeto ou personagem
de sua própria história?
2º dia
4º Momento:
Apresentação em slide,
sobre alguns aspectos relevantes para a liderança, a motivação e o
desenvolvimento pessoal, como:
● O mundo e você:
desempenho, imagem pessoal, visibilidade e comunicação;
● Relacionamento
interpessoal e intrapessoal;
● Conhecimento de si:
autoavaliação, feedback e projeção de futuro;
● Planejamento pessoal,
missão pessoal e visão pessoal;
● Foco, projeto de vida,
auto organização e motivação pessoal;
● Inteligência emocional:
auto conhecimento, auto controle, auto motivação, empatia e sociabilidade.
5º Momento:
Discussão com a turma sobre a necessidade de estabelecer metas e manter o foco para alcançar o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Dividir a turma em 2
grupos. Um grupo irá fazer um cartaz com
pessoas consideradas líderes, sobre como definem: O que é liderança, o que é
ser líder, como se tornar um grande líder, características de um grande líder,
dificuldades que um líder enfrenta.
O segundo grupo também irá
fazer um cartaz, mas com pessoas consideradas lideradas, sobre como definem: O
que é liderança, o que é ser líder, o que esperam de um líder, qual o papel de
um líder, maiores erros de um líder, características de um grande líder.
3º dia
6º Momento:
Apresentação
dos cartazes e discussão em plenária pelo próprio grupo sobre os temas
abordados.
7º Momento:
Apresentação do Clipe sobre
motivação e liderança: Desafiando
Gigantes
Discussão com a turma sobre o vídeo apresentado.
Apresentação, em slide,
sobre os Dez mandamentos para a mudança necessária em você
1º NÃO TENTE CONTROLAR O
INCONTROLÁVEL
2º NÃO ESPERE QUE OS OUTROS
REDUZAM SEU STRESS
3º DECIDA MUDAR
4º NÃO SE ARME EM VÍTIMA
5º NÃO TENTE JOGAR UM NOVO
JOGO COM VELHAS REGRAS
6º NÃO CRIE A EXPECTATIVA
DE QUE, NUM CURTO PRAZO, O BÔNUS DA MUDANÇA SUPERARÁ AS PERDAS.
7º NÃO FAÇA PARCERIAS COM
AQUELES QUE NÃO APROVAM A MUDANÇA
8º NÃO FINJA QUE CONCORDA
9º NÃO SEJA O PORTADOR DA
MENSAGEM DE QUE AS MUDANÇAS TRARÃO O PIOR.
Deixar o seguinte questionamento para a turma, onde cada um irá fazer no cronograma abaixo, o seu próprio compromisso pessoal:
O QUE VOCÊ VAI FAZER PARA SER UM AGENTE DE MUDANÇAS E NÃO UMA VÍTIMA DELAS
Encerrar com o Clipe da
música Vencendo o Impossível, de Jamily
Recursos:
Slides
Folha
Lápis
Revista
Tesoura
Cola
Filme
Cronograma:
O projeto será aplicado em
três dias subdividido em vários momentos.
Aproximadamente 60 minutos
cada dia.
1º dia: 1º momento, leitura da mensagem “Obra de arte”
2º momento: 1ª Atividade: Onde cada participante escreve o nome em um papel, junto
com uma frase que defina o papel de líder. Cada participante se apresenta e
socializa sua definição do que seja ser um líder.
3º momento: Dinâmica dos bichos.
2º dia: 4º momento: apresentação em slide sobre Liderança.
5 º momento: vídeo: Metas e focos.
Fórum para debate sobre o
que foi visto
3º dia: 6 º momento: apresentação de cartazes e discussão
7º momento: clipe sobre Motivação e Liderança: Desafiando gigantes.
Apresentação dos dez
mandamentos para mudança
8º momento: Questionário.
Encerrar com um clipe da
música Vencendo o impossível, de Jamily.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados
através dos debates, da socialização das filmagens usadas, os recursos
tecnológicos, na exposição de painéis, na reelaborarão de conceitos e na
elaboração de itens para compromisso pessoal de mudança.
Referências
Bibliográficas:
BOANAFINA, Anderson e SOARES, Lilian.
Autoavaliação de Curso: uma proposição metodológica para a educação
profissional.. Disponível em http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2010/Artigos/GT3/AUTOAVALIACAO_DE_CURSO.pdf.
Acesso em 29/04/2012
Conduta do
professor e motivação dos alunos. Disponível em.<http://educador.brasilescola.com/etica/conduta-professor-motivacao-dos-alunos.htm>
Acesso em 25/04/2012
DELUIZ, N. “A
globalização econômica e os desafios à formação profissional”. In: Boletim
Técnico Senac. Rio de Janeiro, nº 22(2), maio/ago./ 1996, pp. 15-21.
Dinâmicas de Motivação para Educadores e Professores. Disponível em.
<http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-motivacao-para-professores-e-educadores.php>
Acesso em 25/04/2012.
KUENZER, Acácia Z. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos
desafios para a gestão. In: FERREIRA, Naura C. Gestão democrática da
educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.
Martins, Ana Rita.
Aprender sempre para ensinar mais.
Disponível em
http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/capacitacao-professores-401074.shtml.
Revista Nova Escola 1º/08/2008 Acesso em: 28/04/2012.
MARQUES, Ramiro. Motivar os
Professores. Disponível em. <http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/Motivar%20os%20Professores%201.pdf>
Acesso em: 28/04/2012.
Metas e
focos: A era do gelo 2 disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=ltQDS_qEj2s.
Acesso em 20/04/2012.
Motivação
do professor. Disponível em: <http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=3324>.
Acesso em: 21/04/2012.
Motivação e liderança: Desafio de gigantes. Disponível em:
<ttp://www.youtube.com/watch?v=FkPQ3jScJds>. Acesso em: 21/04/2012.
Obra de
arte, Roberto Shinyashik. Disponível em:
<http://www.myplick.com/view/9T862blnmxy/Auto-Ajuda-Obra-De-Arte-Roberto-Shinyashiki>
Acesso em 28/04/2012.
Princípios e Técnicas de
Motivação. Disponível em: HTTP://professoraaldeia.net/tecnicasmotivação.htm.
Acesso em 22/04/2012.
RAMOS, Marise Nogueira. Pedagogia
das competências: autonomia ou
adaptação? São Paulo: Cortez, 2001
Vencendo o impossível. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=y59PR6LaewQ&feature=related. Acesso em 22/04/12