quarta-feira, 6 de junho de 2012

Plano de aula de ciencia para series iniciais


PLANEJAMENTO DE AULA
                                                                                                                                  
DISCIPLINA: Ciências
ETAPA DE ENSINO: 1° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 1° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 28 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: São inquietos, existe muita conversa paralela, é preciso intervenção da professora.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA: Mamíferos
JUSTIFICATIVA: Conhecer as características e hábitos dos mamíferos.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Ciências
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Conhecimento dos seres vivos; reconhecer seus hábitos e características.
CONTEÚDO: Mamíferos – Seres Vivos
SITUAÇÃO DIDÁTICA: Iniciar a aula explicando sobre os mamíferos, seus hábitos, sua origem e as principais características. Depois passar o vídeo: Animal mamífero show. Após, relatar e explicar sobre os mamíferos, apresentar algumas fotos de mamíferos para instigar os alunos a conhecerem mais sobre esses animais. Essas fotos podem ser coladas em uma folha colorida e mostrar em uma roda de conversa, aproveitando a roda, pedir para os alunos escolherem um animal. Nesse caso, não há problema se houver repetição dos tipos de animais entre as crianças. Primeiramente, os alunos desenharão o animal escolhido e , se necessário, é importante intervir.
Logo após essa atividade, os alunos confeccionarão com massinha de modelar, o animal escolhido, assim como as árvores, um rio, a vegetação e como preferirem, fazer o cenário em que ficarão todos os animais da turma. Com os animais confeccionados a professora deverá guarda-los para fazer uma exposição. Para finalizar o aluno escreverá o nome e uma característica do animal confeccionando por ele em sala de aula.
RECURSOS: Data show, lápis, borracha, caderno, giz de cera ou lápis de cor, tesoura, cola, cartaz, folha sulfite de várias cores e massinha de modelar.
AVALIAÇÃO: Se dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com




PLANEJAMENTO DE AULA
                                                                                                                                 
DISCIPLINA: Ciências
ETAPA DE ENSINO: 2° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 2° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 25 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: A turma é bastante calma e responde positivamente as atividades propostas pela professora.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA: Animais vertebrados e invertebrados.
JUSTIFICATIVA: Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais vertebrados e invertebrados.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Linguagem oral, escrita e visual.
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Compreender a diferença entre animais vertebrados e invertebrados e diferenciar os animais em classes.
CONTEÚDO: Animais vertebrados e invertebrados.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: A aula se iniciará com o vídeo para introdução do assunto. Após o vídeo, fazer uma roda de conversa sobre o que se trata o vídeo, quais os tipos de animais visualizados, diferenças observadas entre eles, a importância dos seres vivos e da natureza. Fazer perguntas como:
- Quem tem algum animal de estimação?
- Como eles são?
- Quais os animais vocês mais gosta e por quê?
Depois dessa conversa a professora explicará que existem diferentes tipos de animais e que por causa disso são divididos em vários grupos. Dentro de cada grupo existem animais com características semelhantes, tendo dois grupos principais os vertebrados e invertebrados.
Depois da explicação sobre animais vertebrados e invertebrados, a turma será dividida em 02 grupos que competirão entre si. A professora proporá que eles brinquem de mímica, então sorteará o animal que os alunos irão imitar para sua equipe adivinhar.
Depois será organizado um mural na sala onde os alunos desenharão animais vertebrados e invertebrados. Os conceitos serão construídos com os alunos que falarão o que entenderam por cada da classificação.
Haverá grupos na sala que serão responsáveis pelos animais vertebrados e outros pelos invertebrados, no final da atividade a professora vai ler cada classificação para toda a turma. Para finalizar fazer atividade do livro didático página 61, questões de 01 a 07.
RECURSOS: Data show, cartolina, folha A4, cola, tesoura, lápis de cor, lápis, canetinha, canetão, fita adesiva e atividades do livro.
AVALIAÇÃO: Se dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com




PLANEJAMENTO DE AULA
                                                                                                                                 
DISCIPLINA: Ciências
ETAPA DE ENSINO: 2° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 2° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 25 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: A turma é bastante calma e responde positivamente as atividades propostas pela professora.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA: Animais vertebrados e invertebrados.
JUSTIFICATIVA: Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais vertebrados e invertebrados.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Linguagem oral, escrita e visual.
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Compreender a diferença entre animais vertebrados e invertebrados e diferenciar os animais em classes.
CONTEÚDO: Animais vertebrados e invertebrados.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: A aula se iniciará com o vídeo para introdução do assunto. Após o vídeo, fazer uma roda de conversa sobre o que se trata o vídeo, quais os tipos de animais visualizados, diferenças observadas entre eles, a importância dos seres vivos e da natureza. Fazer perguntas como:
- Quem tem algum animal de estimação?
- Como eles são?
- Quais os animais vocês mais gosta e por quê?
Depois dessa conversa a professora explicará que existem diferentes tipos de animais e que por causa disso são divididos em vários grupos. Dentro de cada grupo existem animais com características semelhantes, tendo dois grupos principais os vertebrados e invertebrados.
Depois da explicação sobre animais vertebrados e invertebrados, a turma será dividida em 02 grupos que competirão entre si. A professora proporá que eles brinquem de mímica, então sorteará o animal que os alunos irão imitar para sua equipe adivinhar.
Depois será organizado um mural na sala onde os alunos desenharão animais vertebrados e invertebrados. Os conceitos serão construídos com os alunos que falarão o que entenderam por cada da classificação.
Haverá grupos na sala que serão responsáveis pelos animais vertebrados e outros pelos invertebrados, no final da atividade a professora vai ler cada classificação para toda a turma. Para finalizar fazer atividade do livro didático página 61, questões de 01 a 07.
RECURSOS: Data show, cartolina, folha A4, cola, tesoura, lápis de cor, lápis, canetinha, canetão, fita adesiva e atividades do livro.
AVALIAÇÃO: Se dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com
















Nenhum comentário:

Postar um comentário