PLANEJAMENTO DE AULA
DISCIPLINA:
Ciências
ETAPA DE ENSINO: 1° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 1° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 28 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: São inquietos, existe muita conversa paralela, é preciso
intervenção da professora.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA: Mamíferos
JUSTIFICATIVA:
Conhecer as características e hábitos dos mamíferos.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Ciências
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Conhecimento dos seres vivos; reconhecer seus hábitos e
características.
CONTEÚDO:
Mamíferos – Seres Vivos
SITUAÇÃO DIDÁTICA: Iniciar a aula explicando sobre os mamíferos, seus hábitos, sua origem e
as principais características. Depois passar o vídeo: Animal mamífero show.
Após, relatar e explicar sobre os mamíferos, apresentar algumas fotos de
mamíferos para instigar os alunos a conhecerem mais sobre esses animais. Essas fotos
podem ser coladas em uma folha colorida e mostrar em uma roda de conversa,
aproveitando a roda, pedir para os alunos escolherem um animal. Nesse caso, não
há problema se houver repetição dos tipos de animais entre as crianças.
Primeiramente, os alunos desenharão o animal escolhido e , se necessário, é
importante intervir.
Logo após essa atividade, os alunos
confeccionarão com massinha de modelar, o animal escolhido, assim como as
árvores, um rio, a vegetação e como preferirem, fazer o cenário em que ficarão
todos os animais da turma. Com os animais confeccionados a professora deverá
guarda-los para fazer uma exposição. Para finalizar o aluno escreverá o nome e
uma característica do animal confeccionando por ele em sala de aula.
RECURSOS: Data
show, lápis, borracha, caderno, giz de cera ou lápis de cor, tesoura, cola,
cartaz, folha sulfite de várias cores e massinha de modelar.
AVALIAÇÃO: Se
dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade
proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com
DISCIPLINA:
Ciências
ETAPA DE ENSINO: 2° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 2° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 25 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: A turma é bastante calma e responde positivamente as
atividades propostas pela professora.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA:
Animais vertebrados e invertebrados.
JUSTIFICATIVA:
Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais
vertebrados e invertebrados.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Linguagem oral, escrita e visual.
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Compreender a diferença entre animais vertebrados e
invertebrados e diferenciar os animais em classes.
CONTEÚDO:
Animais vertebrados e invertebrados.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: A aula se iniciará com o vídeo para introdução do assunto. Após o vídeo,
fazer uma roda de conversa sobre o que se trata o vídeo, quais os tipos de animais
visualizados, diferenças observadas entre eles, a importância dos seres vivos e
da natureza. Fazer perguntas como:
- Quem tem algum animal de estimação?
- Como eles são?
- Quais os animais vocês mais gosta e
por quê?
Depois dessa conversa a professora
explicará que existem diferentes tipos de animais e que por causa disso são
divididos em vários grupos. Dentro de cada grupo existem animais com
características semelhantes, tendo dois grupos principais os vertebrados e
invertebrados.
Depois da explicação sobre animais
vertebrados e invertebrados, a turma será dividida em 02 grupos que competirão
entre si. A professora proporá que eles brinquem de mímica, então sorteará o
animal que os alunos irão imitar para sua equipe adivinhar.
Depois será organizado um mural na
sala onde os alunos desenharão animais vertebrados e invertebrados. Os
conceitos serão construídos com os alunos que falarão o que entenderam por cada
da classificação.
Haverá grupos na sala que serão
responsáveis pelos animais vertebrados e outros pelos invertebrados, no final
da atividade a professora vai ler cada classificação para toda a turma. Para
finalizar fazer atividade do livro didático página 61, questões de 01 a 07.
RECURSOS: Data
show, cartolina, folha A4, cola, tesoura, lápis de cor, lápis, canetinha,
canetão, fita adesiva e atividades do livro.
AVALIAÇÃO: Se
dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade
proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com
www.youtube.com.br.warch?V=0214DbF3yc
PLANEJAMENTO DE AULA
DISCIPLINA:
Ciências
ETAPA DE ENSINO: 2° ano – Ensino Fundamental
SÉRIE/TURMA/ANO: 2° ano A
NÚMERO DE ALUNOS: 25 alunos
DESCRIÇÃO DO PERFIL DA CLASSE: A turma é bastante calma e responde positivamente as
atividades propostas pela professora.
TEMPO PREVISTO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA: 5 h/aula.
TEMA DA AULA:
Animais vertebrados e invertebrados.
JUSTIFICATIVA:
Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais
vertebrados e invertebrados.
DISCIPLINA VINCULADA AO TEMA: Linguagem oral, escrita e visual.
OBJETIVOS PRETENDIDOS: Compreender a diferença entre animais vertebrados e
invertebrados e diferenciar os animais em classes.
CONTEÚDO:
Animais vertebrados e invertebrados.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: A aula se iniciará com o vídeo para introdução do assunto. Após o vídeo,
fazer uma roda de conversa sobre o que se trata o vídeo, quais os tipos de animais
visualizados, diferenças observadas entre eles, a importância dos seres vivos e
da natureza. Fazer perguntas como:
- Quem tem algum animal de estimação?
- Como eles são?
- Quais os animais vocês mais gosta e
por quê?
Depois dessa conversa a professora
explicará que existem diferentes tipos de animais e que por causa disso são
divididos em vários grupos. Dentro de cada grupo existem animais com
características semelhantes, tendo dois grupos principais os vertebrados e
invertebrados.
Depois da explicação sobre animais
vertebrados e invertebrados, a turma será dividida em 02 grupos que competirão
entre si. A professora proporá que eles brinquem de mímica, então sorteará o
animal que os alunos irão imitar para sua equipe adivinhar.
Depois será organizado um mural na
sala onde os alunos desenharão animais vertebrados e invertebrados. Os
conceitos serão construídos com os alunos que falarão o que entenderam por cada
da classificação.
Haverá grupos na sala que serão
responsáveis pelos animais vertebrados e outros pelos invertebrados, no final
da atividade a professora vai ler cada classificação para toda a turma. Para
finalizar fazer atividade do livro didático página 61, questões de 01 a 07.
RECURSOS: Data
show, cartolina, folha A4, cola, tesoura, lápis de cor, lápis, canetinha,
canetão, fita adesiva e atividades do livro.
AVALIAÇÃO: Se
dará por meio da participação dos alunos e desenvolvimento da atividade
proposta em sala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: mirellaazera. blogspot.com
www.youtube.com.br.warch?V=0214DbF3yc
gostei mas pena que não mostra claramente as atividades
ResponderExcluirGOSTEI! ME AJUDARÁ MUITO NOS MEU TRABALHOS
ResponderExcluir