sábado, 9 de junho de 2012

Filmes


Filmes
Utiliza o recurso de filmes em sala de aula é uma ótima estratégia para os professores, tendo resultados positivos com os alunos, temas atuais, fatos históricos, drogas, saúde, sustentabilidade, responsabilidades social e outros problemas que envolvem seu meio. Com este recurso o professor pode fazer uma aula prazerosa e construtiva ajudando a transformar a forma de pensamento dos alunos, levando-os a serem cidadãos críticos e participativos, visando um mundo melhor.

Filmes para trabalhar em sala com as crianças
Sinopse
A era do gelo
Quem acha que há 20 mil anos, quando o planeta vivia na era do gelo, tudo era frio e sem graça, está muito enganado. Bem frio era mesmo, mas sem graça jamais. Sid, uma falante e engraçada preguiça, Manfred um mamute ranzinza e Diego um furioso tigre dente-de-sabre embarcam em uma aventura diferente e pra lá de hilária. Eles ficam incumbidos de devolver um bebê humano perdido para sua tribo. Será que esses animais tão diferentes vão conseguir se dar bem? Além deles, quem rouba a cena é um pequeno esquilo neurótico que passa o filme todo tentando proteger sua noz. O personagem foi criado pelo brasileiro Carlos Saldanha, co-diretor do filme. Essa edição é cheia de especiais como cenas excluídas, curtas metragens, making of e muito mais. Uma aventura da pré-história.


Meu malvado favorito
Em Meu Malvado Favorito, o mal-encarado Gru já foi considerado o vilão mais temido do mundo, mas teve seu status abalado pelo novato Victor. Determinado a recuperar o título, Gru planeja executar um crime jamais visto pela humanidade: o roubo da Lua.
Auxiliado pelo exército dos atrapalhados Minions, pequenas criaturas amarelas e simpáticas, e armado com um lançador de raios encolhedores, ele só precisa ir até a Lua, transformá-la numa pequena esfera e trazê-la para a Terra.
Mas o que Gru não esperava era que três garotinhas órfãs pudessem mudar o rumo de seu maligno plano. Margo, Edith e Agnes veem nele a figura de um pai em potencial, sendo capazes de amolecer o coração do vilão e deixá-lo em um dilema: realizar o roubo da Lua ou assistir à apresentação de balé e ficar com as crianças? 


Shrek
Sinopse: Era uma vez um pântano muito distante onde vivia um ogro carrancudo chamado Shrek. De repente, sua preciosa solidão é abalada pela invasão de irritantes personagens dos contos de fadas. Há ratos cegos em sua comida, uma lobo grande e mau na sua cama, três porquinhos sem-teto e muito mais, todos expulsos de seu reino pelo terrível Lorde Farquaad. Determinado a salvar seus lares — principalmente o seu —, Shrek faz um acordo com Farquaad e parte em sua viagem para salvar a bela princesa Fiona, a futura noiva do lorde. E quem o acompanha nessa missão é o Burro, disposto a fazer de tudo por Shrek… menos parar de falar. Salvar a princesa de um dragão que cospe fogo é o menor dos problemas que eles terão de enfrentar quando o segredo que Fiona guarda há tanto tempo for revelado.



Filmes para professores

Escritores da Liberdade
Hilary Swank, duaz vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.


Nenhum a menos
Quando o professor da escola primária de Shuiquan tem de se ausentar durante um mês, o presidente da pequena aldeia, Tian, apenas consegue encontrar uma adolescente de 13 anos, Wei Minzhi, para o substituir. O professor Gao adverte-a para que não permita que mais alunos abandonem a escola, garantindo-lhe o pagamento de 50 yuan e mais um pequeno extra se for bem sucedida. Minzhi, pouco mais velha que alguns dos seus alunos (do 1º ao 4º ano, na mesma classe), pouco mais pode fazer do que escrever texto no quadro e ensinar uma ou outra canção. Mal a jovem professora se estreia, uma pequena aluna é convidada a ingressar numa escola de desporto e, quase de imediato, Huike, um dos miúdos mais difíceis de controlar nas aulas, é obrigado a ir trabalhar para a cidade, pois vive só com a mãe, que está doente e imersa em dívidas. Minzhi recusa-se a perder outro aluno. Adaptado por Shi Shiangsheng do seu livro.


Pro dia nascer feliz
Definido pelo próprio diretor como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas", Pro Dia Nascer Feliz flagra o dia-a-dia e adentra a subjetividade de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com seqüências de observação do ambiente das escolas - meio, por sinal, bem pouco freqüentado pelo documentário. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos "difíceis") e momentos de relativa intimidade pessoal.


Como toda estrela no céu toda criança é especial
Um filme único, onde todos os sentimentos se sobrepõem, todas as partes retratam na experiência de vida daquele professor de educação especial e daquele menino Ishaan Awashi. Este filme mostra outra forma de ver o mundo, me faz pensar no que acredito e se a a minha maneira de agir é mais correta.
No início do filme quando os professores insistiam que Ishaan Awashi não queria aprender por não querer estudar, e nem se querer se preocupavam pelo motivo que o levava a ter um aproveitamento insatisfatório, fez-me pensar com tristeza que nos dias de hoje ainda existem professores que agem de maneira incompreensível com seus alunos.
Esse filme deve ser visto por todos os educadores/professores para repensarem a sua maneira de ser (professor/educador) e o modo como olham para cada criança. Todas são diferentes, todas têm diferentes necessidades que devem ser tratadas com carinho e dedicação, mas todas elas são especiais.
Cada vez mais os professores de hoje devem estar mais alerta para todos os sinais que as crianças mostram em relação à aprendizagem. Uma criança deve ser tratada com carinho e ser levada ao aproveitamento de forma motivadora, como o professor Nikumbh fez a Ishaan, foi ao encontro dos seus interesses e desse ponto de partida abriu novos horizontes e outra forma de fazer ver a sua vida sem ser a da crueldade a que estava habituado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário